top of page

Resumo do Capítulo 1 – As definições.

John conheceu seu colega de quarto, pastor Lee de Wisconsin. John e Lee foram a cerimônia das cinco horas. Após o termino da missa, John foi a biblioteca e viu que haviam aproximadamente mil itens sobre Leonard Hoffman. Pegou um artigo escrito por Leonard Hoffman. O artigo contava sobre a vida de Hoffman. Após a missa das sete e meia John resolveu ir até seu quarto para buscar um agasalho, quando de repente se deparou com Simeão , que estava arrumando os canos do banheiro de seu quarto. Simeão se apresentou a John. John ficou orgulhoso e ao mesmo tempo sem reação ao estar frente a frente com a “Lenda dos Negócios”. John propôs a Simeão que pudessem conversar várias e várias vezes durante a sua estadia no mosteiro, porque ele passava por uma fase difícil em sua vida e gostaria muito de ouvir conselhos e trocar palavras sobre sonhos recorrentes e outras coincidência estranhas.

Após a conversa John foi a sua primeira aula com o irmão Simeão. Chegando lá, Simeão pediu que todos falassem os motivos pelo qual cada um veio ao retiro. Preocupado com o que iria falar, John deixou de ouvir seus colegas de classe e se concentrou no que iria falar. Vendo aquilo e Simeão pediu para que John resumisse em poucas palavras o que Kim tinha falado, John admitiu que não tinha ouvido logo Simeão deu um discurso sobre a importância de ouvirmos por ser uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver.

Durante o capitulo Simeão falou sobre liderança, mais precisamente sobre a diferença entre autoridade e poder, no qual “Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” e “Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.

Após vários questionamentos Simeão defendeu o fato de que deve-se persuadir as pessoas através a influência de autoridade para com elas ao invés do poder, citando exemplos sobre o uso da autoridade em casa, no trabalho e outras áreas da vida.

Resumo do Capítulo 2 – “O velho paradigma.”

Logo no inicio do capitulo John percebe que seus atos muitas vezes demonstram certo desrespeito com todos ao seu redor, seus colegas de trabalho, seus amigos e ate familiares. Ao perceber isso decidi mudar esse habito e alguns outros hábitos se inspirando nas lições de Simeão, para se tornar um líder e um homem melhor.

Através do capitulo podemos perceber a citação da palavra paradigma, um padrão psicológico que move com os nossos valores e opiniões. Percebemos também o quão fácil é se prender a um paradigma antigo o que faz com que nossas opiniões e valores morais não se encaixem nos tempos atuais em que estamos vivendo, pois o mundo ao nosso redor mudou porem nossa visão dele continua a mesma causando muitas vezes um certo preconceito com novos hábitos e coisas que podem aparecer no dia a dia de qualquer homem.

Como Simeão mesmo disse muitos administradores podem estar com bagagens velhas e paradigmas organizacionais inadequados para um mundo em constante evolução. Para que isso não ocorra é necessário precisamos “acompanhar os passos do mundo.” Evoluindo nossos paradigmas. E como consequência dessa evolução, iremos aprimorar a forma de liderança seja nas empresas ou até mesmo dentro de casa.

Durante  a aula Simeão também propõe para a turma imaginarem um sistema cujo foco fosse servir o cliente. Imaginem uma organização onde os empregados estivessem na linha de frente servindo aos clientes e garantindo que suas verdadeiras necessidades estivessem sendo satisfeitas. E suponha também que o supervisor da linha de frente começasse a ver os empregados como clientes e se dedicasse a identificar e preencher suas necessidades. E assim por diante, pirâmide abaixo. Isso é um novo paradigma, reconhecendo que o papel do líder não é impor regras e dar ordens à camada seguinte.  Em vez disso, o papel do líder é servir.

 

Resumo do Capítulo 3 – “ O modelo”

Neste encontro, Simeão inicia os ensinamentos mostrando como opiniões contrárias são importantes, assim como estabelecer limites em qualquer relação. As divergências de opiniões fazem com haja um equilíbrio necessário nas decisões finais tanto numa organização quanto nas relações pessoais.

A liderança nasce a partir da autoridade, ou seja, é a influencia que surge através do serviço e do sacrifício pelos outros. Assim como fizeram Gandhi, que influenciou todo o mundo pelo seu sacrifício pelo seu povo sem abusar do poder ou violência, e também o maior dos líderes servidores conhecidos, Jesus Cristo que por suas atitudes influencia até hoje os homens.

O serviço prestado a partir das necessidades reais e o sacrifício, só são possíveis com amor como um comportamento, pois o amor é resultado da vontade de satisfazer com intenções e ações somadas e em harmonia. Portanto, a liderança a serviço só acontece quando existe amor nas atitudes que condizem com o comportamento e com o próprio ser, capaz de se sacrificar para suprir as necessidades mais especificas de cada um e influenciar seus seguidores para que o sigam de bom grado.

 

Resumo do Capítulo 4 – “O verbo.”

Jonh inicia o dia pensando em como a forma de Simeão o escutar o faz se sentir valorizado e importante. O líder em sua conversa matinal com o gerente da indústria de vidro plano, mostra como todos nós temos crenças independente da religião, que precisamos acreditar em algo que nos guie e nos relacione com Deus ou com o outro.

Em busca do significado real da palavra amor o grupo se junta para discutir a influencia deste comportamento no dia a dia de cada um. Sempre se lembrando do maior líder reconhecido até hoje, Jesus, que ensinou seus seguidores a amar o próximo até mesmo os inimigos.

Amar é uma escolha, que sempre afetará o líder e os que estão ao seu redor de forma positiva. Tudo se resume na forma que escolhemos de tratamento para com o próximo. O amor se define em oito comportamentos relacionados entre si:

  • Paciência se define pelo autocontrole, para que atitudes precipitadas não sejam tomadas.

  • Bondade é o fato de se dar atenção, como ouvir ativamente o que alguém tem a dizer e colocar – se no lugar do outro. Isso faz com que a pessoa se sinta valorizada e estimulada a produzir mais. A bondade traz consigo a compaixão, a ternura, a compreensão e a tolerância, mesmo com aqueles por quem não sentimos empatia.

  • Humildade é ser verdadeiro, é perceber que dependemos de outras pessoas, por isso não se deve ser individualista ou egoísta.

  • Respeito é tratar as pessoas com a importância que elas tem.

  • Abnegação para satisfazer as necessidades dos outros, mesmo que sacrifícios sejam necessários.

  • Perdão é entender que as pessoas não são perfeitas e cometem erros, e lidar de maneira afirmativa com estas situações.

  • Honestidade é construir confiança, tendo como base a verdade sempre.

  • Compromisso é comprometer-se com as escolhas e assumi-las.

Portanto amar é um comportamento de doar-se ao outro.

 

Resumo do Capítulo 5 – “O ambiente.”

John chegou mais cedo que o frade Simeão, e ficou orgulhoso com isso, já que sempre chegava depois do frade. Este após chegar no horário pontualmente, se sentou ao seu lado e ficou por algum tempo em silêncio aparentemente
rezando. Após alguns minutos, se virou e perguntou a John o que ele tinha aprendido?
John respondeu que achou interessante, o assunto que dizia respeito ao amor. Que na verdade, ele nunca tinha refletido
que é algo que  podemos fazer para o próximo. Que sempre pensou no amor como algo que sentimos.

Simeão lhe disse, que suas ações sempre chamarão mais atenção que suas palavras.
Durante a aula, o Frade Simeão fala a respeito da importância do ambiente para se produzir um melhor trabalho. Ele aproveitou para dar um exemplo sobre um jardim. Perguntando a Cris uma das alunas, como ela aconselharia para ter um jardim saudável.
Cris fala para descobrir um pedaço de terra que receba bastante sol, e em seguida arar este solo para prepara-lo para o 
plantio, adubando, depois plantar as sementes, regar, livrar das pragas e mante-lo sempre limpo.
Logo após, Simeão perguntou se o crédito de se obter um bom fruto, seria de quem preparou o plantio?
Cris respondeu sem pensar de forma afirmativa, e logo após refletiu melhor e chegou a conclusão de que ela apenas ajudou
a plantar a dar bons frutos.
Isso mesmo afirmou Simeão, nós não fazemos as coisas crescerem na natureza. nosso criador é o único que sabe como uma
pequena semente plantada no solo se transforma em um grande e frondoso carvalho.
O melhor que podemos fazer é criar as condições adequadas para que o crescimento se dê.
Este princípio é especialmente verdadeiro em relação aos seres humanos.

 

Resumo do Capítulo 6 – “A escolha.”

Simeão ao chegar à capela em uma manhã de sexta-feira, ficou em silêncio por alguns minutos. John comenta que a ideia de normatizar o comportamento do seu grupo de supervisores é um conceito no qual de fato deve ser pensado. Simeão explica que quando trabalhava nunca permitia que seu pessoal tivesse extensos manuais cheios de procedimentos e politicas tentando normatizar o comportamento das massas. Preocupava-se com o comportamento dos Lideres. Um velho general sábio comenta que não há pelotões fracos, há lideres fracos. Falando da práxis um sentimento positivo vem de comportamentos positivos. O pensamento tradicional nos ensina que os pensamentos e os sentimentos dirigem nosso comportamento. Nossos pensamentos, sentimentos, crenças, nossos paradigmas exercem de fato grande influência sobre nosso comportamento. A práxis ensina que o oposto também é verdadeiro.

Devemos nos comprometer a amar uma pessoa e a me doar a quem sirvo, sintonizo minhas ações e comportamentos com esse compromisso para que com o tempo possa ter sentimentos positivos em relação a essa pessoa.

Tony Campolo, o autor Lee citou sobre o poder da práxis na cura de casamentos. Ele afirma que a perda de sentimentos românticos que leva os casais a se divorciarem onde pode ser corrigida se o casal desejar. Para obter isso cada um dos dois assume um compromisso durante trinta dias, eles se comprometem a tratar o cônjuge de maneira como se estivesse no período do namoro com sentimentos românticos. Campolo afirma que os casais que se prometerem com essas difíceis tarefas retomam os antigos sentimentos

A liderança começa com uma escolha, devemos encarar as responsabilidades que nos dispomos a assumir alinhar nossas ações com boas intenções, embora muitas pessoas não querem  assumir a responsabilidade adequada em suas vidas e preferem  ignorar essa responsabilidade. Pessoas com problemas de caráter assumem muito pouco a responsabilidade por seus atos. Hoje vivemos em uma sociedade neurótica ou com problemas de caráter.

A enfermeira observou que estamos aprendendo que embora os genes e o ambiente tenham efeito sobre nós, ainda podemos fazer nossas próprias escolhas. Como exemplo disso temos os gêmeos idênticos, que apesar mesmo óvulo, crescer no mesmo lugar, podem ser duas pessoas muito diferentes.

Simeão explica sobre os quatros hábitos ou habilidades.

  • Estágio Um: Inconsciente e sem Habilidade

  • Este é um estágio que você ignora o comportamento e o hábito. Você está inconsciente ou desinteressado em aprender a prática e obviamente, despreparado.

  • Estágio Dois: Consciência e Sem Habilidade

  • Este é o estágio em que você toma consciência de um novo comportamento embora não desenvolveu a prática. Quando a pessoa usa seu primeiro cigarro, ou bebeu. Tudo é muito desajeitado, antinatural e até assustador.

  • Estágio Três: Consciente e Habilidoso

  • Este é o estágio em que você está se tornando cada vez mais experiente e se sente confortável com o novo comportamento ou prática.

  • Estágio Quatro: Inconsciente e Habilidoso. Este é o estágio em que você já não tem o que pensar. É o estágio em que os líderes conseguiram incorporar seu comportamento aos hábitos e à sua verdadeira natureza. São os lideres que não precisam tentar ser bons líderes, por que são bons líderes.  A real capacidade de liderança não fala da personalidade do líder, de suas posses ou carismas, mas fala muito de quem ele é como pessoa. .Liderança e amor são questões ligadas ao caráter. Paciência, bondade, compromisso respeito são algumas qualidades construtoras de caráter. São os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer se quisermos nos tornar líderes de sucesso, que vencem no teste do tempo.

 

Resumo do Capítulo 7 – “A recompensa”

“Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla” Jim Rohn

Assim se inicia o capítulo sete, dando continuidade ao pensamento com a explicação de Simeão (Len Hoffman) do quão benéfico é amar, pautado na Bíblia cita o livro de Paulo à igreja de Corintos que diz “Portanto agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.”

Demonstra a John que as coisas não são sempre como parecem ser, lembrando-o que não vemos o mundo como ele é, mas vemos como somos. Na última sessão da manhã Simeão leva o grupo a refletir sobre a recompensa de tais esforços, voltando-se a missão de cada líder, e a satisfação emocional individualmente. Greg, o sargento, demostra missão como algo que nos dá um objetivo, uma visão, pois quando temos esse olhar a vida passa a ter um propósito é um significado.

Ao final Simeão diz que o objetivo de cada ser humano é evoluir para a maturidade espiritual e psicológica, sendo o segredo para este crescimento o amor ao outro, finalizando o capítulo.

bottom of page